segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ratatouille Niçoise

Eu estava na Boutique de Flores, folheando uma revista da chiquééérrrima Cecília Faria e vi a foto deste prato que era parte do menu de um casamento chique no La Luna. Como a Cecília é vigo, mostrei para ela e disse que, embora eu seja carnívora, eu adoro esse "refogadinho". A mulher olha e me diz que isso é Ratatouille Niçoise!!! Que é um prato francês!!! Que é chique!!! Que é servido em jantares chiques!!!
Fui pesquisar e descobri: prato francês da região de Provence, mas tem óbvias influências italiana e espanhola, a tradução seria "algo(um cozido) agradável"...hehehe, mas dizem que significa prato de beringelas picadas...
Que mundo, não? Eu sempre fiz esse prato e o chamava de "refogadim do que sobrou na geladeira". Tudo bem que para quem mora só, minha geladeira é bem legal, mas "Ratatouille Niçoise"!!! Fala sério!!!
Quantas vezes eu escrevi chique?
Ai ai...eu nasci mesmo com os dois pés na cozinha...vai ai minha receitinha, com adaptações e mais ou menos as medidas...


Ratatouille Niçoise

1 beringela
1 abobrinha italiana
2 tomates
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1 cebola
2 dentes de alho laminados bem fininhos
3 colheres de azeite
Sal a gosto
Ervas diversas: salsa, manjericão, louro, alecrim (opcional, é que eu amo alecrim). Caso você tenha disponível, você pode fazer um raminho com todas as ervas, amarra-lo e colocá-lo na panela. Dá um efeito legal, mas eu gosto de ver as folhinhas de ervas no prato.

Nas receitas que encontrei não tinha, mas eu sempre coloquei azeitonas verdes, fatiadas, sem caroço e cogumelos. Fica muito saboroso e acrescenta texturas.

Faz assim:
Fatie a beringela e coloque-a de molho na água com um pouco de vinagre. Enquanto isso, fatie a abobrinha, os pimentões, os tomates, a cebola e os cogumelos(se forem grandes) em fatias não muito grossas.
Aqueça o azeite em uma panela grande (suficiente para caber tudo), coloque a cebola, deixe uns 30s e coloque o alho laminado. Deixe fritar levemente e retire da panela.
Coloque os legumes fatiados, alternando-os em camadas, entre elas, salpique as ervas, as azeitonas, os cogumelos, o sal e o refogado de alho e cebola para que fiquem distribuidos uniformemente.
Tampe a panela e deixe em fogo baixo por uns 20 minutos, ou até que tudo esteja macio.

Dica:
Não cozinhe demais, nem deixe em fogo alto, porque derrete tudo e fica quase uma pasta.

Eu gosto de comer frio, puro, com pão, combinações "exóticas"...uma delas é kibe de forno, é estranho, eu sei...mas eu chamava isso de "refogadim", então tô perdoada...
Já encontrei receitas que sugerem servir ainda quente, mas sei lá...aqui é Brasil, né? Calor...sei lá...

Pensamento do dia: Preciso de um jogo de pratos novo.

2 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Nada como uma roupa nova para o "refogadim" ficar chique. Muito bom.
Bjs!

Rita Lucas disse...

Obrigada Luciana!!!
Visitei seu blog e achei uma delííícia! Já está na minha lista!
Beijos