sábado, 15 de novembro de 2008

Coco e Damascos Caramelados



Vi este docinho num aniversário de 15anos onde trabalhei na decoração, não lembro o nome da doceira que fez, mas achei lindos e imaginei (não experimentei no dia) que eram gostosos também...
Já havia caramelado docinhos, mas não acreditei que estivessem tão em alta.
Eu gosto...tenho algumas ressalvas...prefiro texturas macias e cremosas e não sou tããão fã de doces muito doces. Sempre diminuo a quantidade de açúcar de TODAS as receitas nacionais, mas nessa não tem como...
Dá para deixá-los mais macios hidratando bem os damascos.
Agrada muito aos olhos de todos, pois são realmente lindos e o efeito de ver todos juntos é melhor ainda!
Não é díficil, só necessita agilidade para banhar, porque a calda começa a engrossar.
Agrada muito ao paladar de quem gosta de crocância e de doce dooooce.

Doce de coco (sua receita tradicional de beijinho, essa é a minha)

1 lata de leite condensado
100gr de coco ralado, fino, hidratado sem açúcar
2 gemas sem pele (não gosto de peneirar as gemas, prefiro tirar a pele dando uma "beliscada", sai toda a pele e é tão gostosinho fazer isso!)

Calda

2 xícaras de açucar
1 xícara de água
1 colher de sobremesa de ácido cítrico (uso limão)
1 colher de café (bem rasinha) de cremor tártaro

Damascos cortados ao meio

Fiz assim:
Todos os ingredientes do doce de coco numa panela, misturar bem, levar ao fogo brando mexendo sem parar. Está pronto quando soltar do fundo da panela.Coloque num refratário e deixe esfriar. Leve à geladeira para ficar mais firme.

Enquanto isso, deixe os damascos de molho na água por uns 30 minutos, depois dê uma leve fervura, retire-os da água e deixe esfriar. Corte-os na metade.

Montagem
Enrole os docinhos de coco e coloque-os entre duas metades de damasco, fazendo um sanduiche sem apertar (mesmo que dê vontade, Felícia...).

Calda
Leve tudo ao fogo sem mexer. Eu começo a mexer quando o açúcar começa a caramelar.
Quando está em ponto de fio médio e fica com cor de caramelo claro, eu tiro do fogo e banho os docinhos.
Deixe-os sobre o papel alumínio até secarem.
Podem ser embalados em papel* celofane, mas eu coloco só na caminha de celofane e direto nas forminhas.

*Por que papel se é plástico?

Um comentário:

Nísia Floresta disse...

Ficaram realmente lindos.
Eu também prefiro os mais macios e menos doces. Mas até deu vontade...

Caramelada, acho banana a melhor de todas... se bem que nunca comi o damasco.

O blog está super fino! Não são apenas os doces que são...