sábado, 3 de janeiro de 2009

Risoto de Alho Poró e Champignon

Este foi um dos pratos na ceia de Ano Novo na casa da Katinha. Estava tão delicioso (aliás, TUDO estava delicioso!)que eu sonhei em comê-lo novamente. Hoje não aguentei e fiz!!!
Nísia, me desculpe..quando você vier eu faço de novo, ok?
É um prato fantástico para vegans, mas como sou 100% carnívora, tive que comer com uma maminha mal passada...sorry...
Dúvidas de Ano Novo: por que as pessoas não comem mais proteínas, hein? Por que cerveja tem tanto carbo?? E por que batatinha frita??? Já reparou que ninguém fala: "Vamos ali no Rei comer uma linguicinha?" Ai que sofrimento...mas eu tenho fé, porque meu GURU, o mais COM noção e refinado chef: Mister Gordon Ramsay, sabiamente disse:
"Vegan? Why? It's sooo stupid! Vegan is ending!"




Risoto de Alho Poró com Champignon


1 xícara de arroz (usei o comum porque não encontrei arroz de risoto sem sabor)
1 alho poró (ou uma xícara) cortado em rodelas finas
1 xícara (ou 100gr) de champignon cortados em lâminas
3 xícaras de água fervente
2 colheres de azeite
1/2 xícara de vinho branco
3 colheres de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado (pode ser de pacotinho, mas aqueles mais grossos ficam melhor)
sal e açafrão

Fiz assim:
Coloque o azeite e metade do alho poró numa panela e refogue, acrescente o arroz e deixe alguns mintutos. Acrescente o vinho e deixe reduzir um pouco. Depois de uns 2 ou 3 minutos, acrescente 1/3 da água, o restante do alho poró, sal, açafrão, champignon e mexa delicadamente.
Não deixe a água secar, assim que reduzir pela metade, acrescente outro 1/3 e misture mais um pouco. Deixe sempre a panela aberta e mexa de vez enquando.
Cuidado para não amassar os grãos, misture delicadamente para que solte amido e a água engrosse sem despedaçá-los. Quando a última porção de água estiver reduzida, os grãos cozidos e a aparência for de um creme grosso, apague o fogo, acrescente a manteiga e misture delicadamente. Por último, acrescente o queijo ralado e sirva.
É realmente uma delícia! Tem o sabor forte e delicado ao mesmo tempo. O sabor do vinho fica evidente, mas a predominância é do alho poró. Quem gosta muito de açafrão precisa tomar cuidado para este não brigar com o alho poró.
Na Katinha eu comi com picanha e rúcula, na minha casa comi com maminha e alface americana(porque não tinha rúcula...).
Soooooooooooo yummmmy!

2 comentários:

Nísia Floresta disse...

Olha só!!! Quem te viu e quem te vê. Sonhando com risoto de alho poró com champignon...
Vc sabe o que eu penso, uma coisa não exclui a outra. Algumas vezes não posso ver carnes, mas em outras elas são tão necessárias...

Estou com muitas saudades.
Beijos.

Rita Lucas disse...

Nísia! Seu niver tá chegando! Já chama as meninas e faz o cardápio! Hehehehe! Tb tô com mtas saudades...