quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bem Casado

Depois de uma caxumba inesperada, de uns dias de muito trabalho pesado e outras coisas...consegui voltar ao bloguinho!

Sempre tive vontade de fazer um bem casado decente, mas nunca conseguia. Já havia tentado várias receitas e maneiras de fazer e não ficava do jeito que eu acho que tem que ser. Depois de comer o bem casado da Conceição Bem Casados, o padrão sobe muito e da até vergonha de apresentar uma coisa muuuuito inferior...não que acredite que vou fazer igual, ainda me resta bastante auto crítica, mas pelo menos algo por ali...entende?
Ai tive uma encomenda!!! EEEHH! Como sou destemida, aceitei e parti para a experiência. Pequisei bastante, gastei muitos ovos, belisquei várias gemas e encontrei um post no blog da Vivian, onde ela relata sua experiência com uma receita que deu certo. Eu tentei a receita dela, mas ainda tive que fazer umas mudancinhas, porque para mim não funcionou tão bem, mas as dicas dela foram fundamentais!
Então aqui segue a minha receita que deu certo!


Bem Casados
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 xícara de açúcar refinado e peneirado
1 colher(bem rasa) de café de açúcar de baunilha
Suco de meio limão
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Fiz assim
Como Vivian, bati as claras em neve bem firmes. Sem desligar a batedeira, coloquei o suco de limão, o açúcar peneirado aos poucos e bati por mais uns 8 minutos, até ficar um suspiro muuuuito firme.
Sem desligar a batedeira, adicionei as gemas sem a pele e bati por mais 5 minutos. ficou um suspiro muito firme e brilhante.
Desliguei a batedeira e acrescentei, em 3 etapas, a farinha peneirada com o fermento e envolvi a farinha no suspiro delicadamente, sem deixar o volume do suspiro diminuir.
Ficou assim:

Uma massa firme, que não caia da colher quando virava para baixo.
Coloquei num saco de confeitar e fiz picos altos com bico perle sobre o papel manteiga, já com os círculos desenhados todos do mesmo tamanho, com distancia de 3cm entre eles.
Levei ao forno médio por 15 minutos, eles abaixaram um pouquinho só, mas não murcharam! Ficaram firmes e meio crocantes, mas depois ficam totamente macios.

Recheio
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
200ml de creme de leite
1 colher de sopa de farinha
gotas de essência de baunilha
1 lata de leite condensado em ponto de pasta ou doce de leite pastoso de boa qualidade

Fiz assim:
Numa panela, junte os 3 primeiros ingrediente e cozinhe mexendo sem parar, até soltar do fundo da panela.
Deixe esfriar um pouco, junte o doce de leite e misture bem.
Fica uma pasta amarela clarinha, como a dos bem casados da Conceição.
Aplique depois de totalmente frio.

Calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Dissover levemente o açúcar na água. Levar ao fogo alto sem mexer mais. Vai derreter odo o açúcar e engrossar bem poquinho. Apague o fogo e deixe esfriar antes de banhar os bem casados.

Montagem
Recheie os bem casados com o doce, passe pela calda, sem enxarcar, só de uma molhadinha. Deixe secar sobre papel manteiga, de um dia para o outro e então embale os em papel celofane, depois em papel crepom.
Ficou bem gostoso, macio e tal, mas eu acho que ainda falta alguma coisa...a massa poderia ter ficado mais alta...não sei...
Não consegui fotografar todas as etapas, porque estava sozinha e não queria que murchassem, mas da próxima vez coloco fotos de todo o processo.
Amanhã vou fazer um curso de bem casados, vou tirar todas as dúvidas, depois posto aqui.

21 comentários:

Nísia Floresta disse...

Minha guerreira.

Unknown disse...

Flor, que máximo!
Adorei a sua receita e quero saber sim de todos os detalhes do curso hehe
Bjss

Rita Lucas disse...

Obrigada Nana!!!
Daqui a pouco os detalhes do curso...
Bjs!

Anônimo disse...

vou tentar fazer sua receita parece muito boa...e ai vc fez o curso gostou?

Rita Lucas disse...

Sim, eu fiz o curso, está no post acima. Eu não gostei mto...achei a aparência do bem casado do curso mto estranha...mas o sabor é q foi pior...era como morder uma espuma com muuuuuuito açúcar...tinha gosto de leite de côco e o açúcar em volta deu uma textura horrível...não dava nem p sentir o sabor do recheio, enfim, foi uma pena...mas tudo bem, valeu como experiência.

fazinha disse...

e aí amo bem casado e estou com uma vontade incrível de comer um bem gostos...como estou fora de SP não posso comer o da Conceição, então vou tentar fazer o seu...tem alguma nova receita depois do curso?
aguardo resposta
beijos no coração
Fazinha

Rita Lucas disse...

Olá Fazinha!
Infelizmente o curso não foi muito proveitoso...eu não gostei da receita que passaram. O gosto era muito ruim, parecia um bolo de côco, só que ruim, com muito açúcar e não lembrava em nada o gosto de um bem-casado...infelizmente...
Assim que eu souber uma receita nova, eu posto aqui, ok?
Obrigada por visitar meu bloguinho!
Beijos!

Unknown disse...

Olá Rita,

Tentei fazer em casa, mas ao invés de fazer pequenas bolinhas com o saco de confeitar, inventei de fazer como se fosse um bolo. Coloquei a massa (que ficou linda), numa forma retangular e coloquei para assar. Creio que o forno não estava quente o suficiente, pois com 15 minutos a massa estava bem pálida. No entanto, espetei uma faca e tava assado. Pois bem. Tirei do forno e fui cortar em quadrados, para abrir e rechear. Foi uma tragédia. rs Esfarelou tudo. Por isso acho que é melhor fazer as bolinhas mesmo. No domingo agora tentarei fazer novamente pra vender. Só que dessa vez farei certinho: vou colocar umas duas colheres de sopa de massa nas formas de muffins que tenho. Será que funciona? Beijos e muito obrigada pela receita que, apesar de ter desandado por aqui, ficou uma delícia e fez SUCESSO!rs

Rita Lucas disse...

Olá Fabi! Tudo bem?
Desculpe a demora para responder. Olha, o bem-casado não é muito fácil de fazer mesmo...eu tive basante difilcudades para acertar o ponto da massa. Já que você vai fazer para vender, é melhor nãoa rriscar muito para não perder muito material. Eu aconselho você a fazer um pão-de-lo simples, mas que seja bem fininho e cortá-lo com cortador mesmo. Se gosto ficar bom e o recheio tb for gostoso, o povo vai gostar. Ai vc deixa para tentar fazer com o saco de confeitar quando vc não estiver sob pressão...rs.
Depois me conta como ficou, ok?
Obrigada por visitar meu bloguinho!
Bjs

Anônimo disse...

Olá Food 4. Gostaria de saber se vc. continua fazendo a massa que divulgou e se acertou a fazer mesmo no saco. acho dificil a gente fazer pingar no saco tudo do mesmo tamanho. Aguardo retorno

Rita Lucas disse...

Olá!
Eu fiz mais algumas vezes e sempre deu certo. Eu estou trabalhando com decoração e tenho cozinhado bem menos...
Para fazer com saco de confeitar e deixar todos do mesmo tamanho, vc pode desenhar os círculos no papel manteiga antes de pingar(ajuda a delimitar o tamanho); não é fácil fácil...precisa de um pouco de habilidade, mas não é tããão difícil...Essa foi a melhor receita q experimentei, tanto no resultado final qto no sabor. As demais que tentei nada mais pareciam do q bolo com doce de leite. Como disse não é fácil acertar o ponto, vc pode precisar de algumas tentativas...mas vale a pena!
Boa sorte!

Unknown disse...

Ola, pelo jeito é tão exigente quanto eu...

Também estou testando umas recietas de bem casados, já faço venda ha alguns anos, masi acho que temos sempre que melhorar.

Esta sua receita vc consegue congelar? se sim qual o processo que vc utiliza?

quanto tempo ela dura sem melar?

beijos
que Deus lhe abençoe

TALITA - meninaartes / meninadoces disse...

Rita, nem acredito que achei seu blog, estou louca atrás de uma receita de bem casado que de certo.
Já fiz 2 e não deu.
Vou testar as sua....muito obrigada...bjs

Anônimo disse...

alguém testou em forminhas de bem -casados? naõ acho muito facil fazer com o saco de confeiat nao, ainda mais quem nao tem prática! se alguém fez nas forminhas, me de um alô!

patricia disse...

Olá, adorei as dicas, mais tenho uma duvida! Essa medida de 1 xicara equivale a quantas gramas, pq existem xicaras de varios tamanhos, brigadinha!

cristina wanil disse...

Oi, meu nome é wanil, minha filha se casa em novembro desse ano e eu gostaria de fazer o bem casado para ela de presente,é a primeira vez que vou fazer e queria seguir esta sua receita me parece boa, sendo eu curiosa na cozinha quais as minhas chances de dar certo? espero uma resposta sua pois tb vou decora-lo, bjk meu email cristinawanil@hotmail.com

Anna disse...

Rita..sou Advogada e louca pela culinária doce como vc...Amo minha profissão...mas fazer doce para as pessoas é a minha grande terapia.
Queria perguntar algumas coisas..
Estou procurando um recheio de doce de leite, ou pelo que parece um doce leite, que não seja muito doce.
Vi que sua receita leva uma lata de leite condensado e outra de doce de leite pastoso, em compensação vai creme de leite. Como fica o sabor? e a consistência? Eu nunca provei os bem casados da Conceição, como é o recheio?..é de doce de leite puro.. Ajude-me por favor...
Abraços.
Obrigado por compartilhar conosco suas experiências...

Anna

Cela disse...

Engraçado que fiz duas receitas já de bem casado, esta vou tentar no proximo final de semana.
A primeira a massa ficou até que bem consistente, mas ao acrescentar o trigo a massa diminuiu de tamanho.

E o segundo a massa ficou com um gosto melhor pq leva suco de limão, achei ótimo o gosto... porém não ficou muito resistente, ficou meio mole e ao colocar na forma ela espalhou e acabou o bem casado ficando muito fino sabe.

Queria fazer um no qual a massa ficasse altinha e não tão fino.

Alguém tem dicas???

Valeu, bjks!

Anônimo disse...

Boa noite; Rita!
Antes de tudo, gostaria de parabenizá-la, por sua nobre atitude de dividir seus conhecimentos, que você deve buscar constantemente com tanto afinco.
Resolvi postar um comentário, porque eu tenho uma dica que pode ser útil, na questão do formato para assar. Existem uns aros de metal, que servem tanto como cortadores, quanto como formas, se postos sobre papel manteiga. Tavez fique bom se encotrarmos o tamanho ideal destes aros, colocarmos sobre papel manteiga untado que deverá estar sobre outra forma de tamanho grande e enchê-los até a metade com a massa. Desta forma não teremos problema nem com a diferença de tamanho e nem se a massa se espalhará após aquecida no forno. Este método, você deve conhecer também, é muito utilizado para a confecção de mini bolos.
Obrigada pela oportunidade.
Um grande abraço a todos!
Mirian
mirian10l@hotmail.com

Anônimo disse...

ola, mais e o cheiro de ovo, dificil de sair ne

Unknown disse...

Oi Rita td bem? Vu tentar fazer esse bem casado, espero que de certo. Gostaria de saber se vc continua a fazer coisas gostosas por aí. rsrsrs.... Vc por acaso tem face? Se tiver, poderia me add ou dizer como te acho lá no face? Obrigada. Abçs de luz pra vc e um ótimo 2016 pra todos!!!!